Principal
Banner

postheadericon CCZ e o Instituto Biomédico da UFF realiza atendimentos a animais

 

 

Você sabe o que é Esporotricose? Já ouviu falar? A  Esporotricose é uma doença causada por um fungo e que se manifesta geralmente na pele, tanto dos animais como também do ser humano. Esse fungo é normalmente encontrado na natureza, em vegetais, madeira e matéria orgânica em decomposição. Os gatos, devido ao seu hábito de amolar as unhas, enterrar as fezes, acabam contraindo a doença e transmitindo para os humanos.


Na rede municipal de saúde de Niterói, os atendimentos são realizados na sede do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), localizada na Rua Coronel Miranda 18 - Ponta D'areia, com agendamento feito pelos números de telefone: (21) 2627-9102 / (21) 99639-4251. A ação é uma parceria com o Instituto Biomédico da Universidade Federal Fluminense (UFF).


No dia marcado, o CCZ realiza o diagnóstico clínico e laboratorial da doença, bem como orienta os proprietários em relação ao manejo correto dos animais.

O tutor recebe importantes orientações sobre a doença, visto que o cuidado com o animal contaminado também é fundamental para sucesso do tratamento, evitando que esses animais contaminem seus donos e outros animais.


Ainda como estratégia de enfrentamento do problema, a equipe de Educação em Saúde está desenvolvendo um projeto educativo para ser levado às escolas, comunidades e unidades de saúde, com informações relevantes e de interesse coletivo, com o objetivo de mitigar a ocorrência dessa importante zoonose.

 

 


 
DIGITE SUA BUSCA
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner