Principal Saúde Mental Estágio Multiprofissional

postheadericon Estágio Multiprofissional

Estágio Multiprofissional em Saúde Mental

O Programa de Estágio Multiprofissional em Saúde Mental (PEMSM) regulamentado pela portaria FMS 173/2019 publicada em 25/10/2019 e corrigenda publicada em 14/12/2019 se constitui como modalidade de formação profissional sob a forma de estágio remunerado através de bolsa fornecida pela Fundação Municipal de Saúde de Niterói, articulado à Instituição de Ensino Superior, através de Cursos de Extensão, de Pós-Graduação e/ou Cooperação com Programas de Residência Multiprofissional.

O Programa, de duração de dois anos em horário integral (carga horária 44h semanais), visa possibilitar a formação e treinamento em serviço na Rede de Saúde Mental de Niterói de acordo com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Reforma Psiquiátrica, objetivando o desenvolvimento de capacitação técnica, crítica e reflexiva sobre práticas clinico - institucionais no campo da Atenção Psicossocial.

O PEMSM destina-se a profissionais das áreas de Enfermagem, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional com até 5 (cinco) anos de formados antes da data de início das inscrições do processo seletivo do presente estágio.

Desde sua criação, este Programa já formou mais de 50 profissionais que hoje ocupam diversas funções nas redes de saúde mental, em particular em Niterói e no Rio de Janeiro, sendo responsáveis tanto pela gestão dos serviços como pela assistência dos usuários nos diversos dispositivos. Ao longo desses 20 anos a Rede de Saúde Mental de Niterói se desdobrou para criar e manter as condições de ensino adequadas, designando preceptores e supervisores, e modificando o programa teórico para atender às exigências de uma prática em serviços.

Inscrição e Seleção

A inscrição para o Estágio Multiprofissional em Saúde Mental tem início a partir da publicação de Edital público que indica o número de vagas, as etapas do processo seletivo, a bibliografia e a documentação exigida, sendo realizada na Secretária da Divisão de Ensino e Pesquisa da Rede de Saúde Mental de Niterói (DEP), localizada no Hospital Psiquiátrico de Jurujuba.

Flavia Ribeiro Pereira de Melo

Coordenadora do Programa de Estágio Multiprofissional em Saúde Mental