postheadericon Estágios de Graduação Multiprofissional

Estágios de graduação

O estágio visa contribuir para a formação de estudantes de graduação para a área de Saúde Mental, possibilitando a participação supervisionada em atividades da assistência aos usuários. Durante o tempo de estágio, os alunos poderão vivenciar práticas de cuidado características a cada serviço da Rede, bem como terão contato com a realidade vivida por pessoas em sofrimento psíquico. Desse modo,  introduzindo-os na clínica psicossocial, e ao atendimento de situações de crise em equipe multiprofissional nos diferentes dispositivos de cuidado da Rede de Saúde Mental de Niterói.

O estágio curricular é oferecido as Instituições de Ensino conveniadas à Fundação Municipal de Saúde de Niterói, através de suas disciplinas de estágio.

Durante o percurso de estágio os alunos contam com supervisão docente da universidade, supervisão institucional da DEP e, em cada serviço da Rede de Saúde Mental de Niterói, contam com um ou mais preceptores para acompanhamento das atividades e intervençõs desenvolvidas em campo, compartilhamento das experiências vividas e articulação da prática à discussão clínica dos pacientes em tratamento.

Campo de estágio para disciplinas acadêmicas

A DEP recebe alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Psicologia e Serviço Social por períodos menores e/ou de forma pontual, a partir das disciplinas ligadas à Saúde Mental e Políticas Públicas, com o objetivo de proporcionar uma primeira aproximação com as instituições, seus dispositivos e as formas de cuidar no campo da Saúde Mental,  ampliando assim, as possibilidades de sua atuação profissional.

Dentre essa forma pontual de receber alunos, acontecem as visitas técnicas que, para além dos cursos citados acima, incluem demanadas de alunos de ensino médio, cursos técnicos ou outros cursos superiores como arquitetura, teatro, detre outros.

Ana Paula Marques Bernardo

Coordenadora de estágios