Ensino e Pesquisa

postheadericon Ensino e Pesquisa

Divisão Ensino e Pesquisa

A Divisão de Ensino e Pesquisa (DEP) é uma instância da Rede de Saúde Mental responsável pela oferta e gestão de estágios curriculares (graduação e pós-graduação lato-sensu) e extracurriculares, programa de residência médica e estágio multiprofissional em nível de residência, gestão do programa de acompanhamento terapêutico, aulas, reuniões clínicas semanais, visitas técnicas, apreciação e acompanhamento de projetos de pesquisa e extensão, organização de seminários regulares, além de educação continuada para os profissionais da rede. Tais responsabilidades incluem acompanhamento junto aos serviços da inserção dos alunos no campo prático, práticas de preceptoria, supervisão e docência em articulação com as instituições de ensino conveniadas através de diversos cursos como medicina, psicologia, enfermagem, serviço social e nutrição.

A Dep possui salas de aula e um auditório para atividades de ensino e formação, material multimídia para suporte de tais atividades e também uma biblioteca com diversas publicações disponíveis para consulta e empréstimos.

Dentro do espírito de rede, esta Divisão articula campos de prática e lugares de discussão teórica e clínica tendo o ensino e a formação de novos profissionais como sua prioridade maior, ainda que sem desconhecer e mesmo promover encontros, atividades de capacitação e seminários para os profissionais já inseiros na rede. O trabalho é orientado a partir das diretrizes do Sistema Único de Saúde e da Reforma Psiquiátrica, articulando preceitos da atenção psicossocial, visando o aprofundamento dos conhecimentos teóricos e práticos essenciais para o campo da Saúde Mental na rede pública de saúde.

A formação em saúde tem sido amplamente debatida no sentido de se tornar mais próxima e coerente com as necessidades de saúde da população. Essa exigência, de aproximação do mundo acadêmico com o mundo do trabalho traz à cena novos desafios aos processos educativos. De acordo com as Diretrizes Nacionais Curriculares para a área da saúde (2001/2002) a Divisão de Ensino e Pesquisa enfatiza a importância do trabalho em equipe multiprofissional e a integralidade de práticas na rede de atenção à saúde buscando a articulação ensino-serviço-comunidade.

Equipe:

Bruna Raphaella Benevides Teixeira