Principal
Banner

postheadericon Perguntas e Respostas

PERGUNTAS E RESPOSTAS


O que é Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos?


A Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos – TTDD - define o prazo de existência de um documento e o destino dele após o término desse período. É um instrumento essencial à gestão documental, pois define os prazos de guarda e a destinação final dos documentos produzidos e recebidos pela Fundação Municipal de Saúde.

 

Para que serve a Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos?


A necessidade da utilização da Tabela de Temporalidade na gestão de documentos é de extrema importância, pois a tabela traz as definições pré-estabelecidas sobre: o assunto do documento; o código de classificação do documento; o prazo de guarda e a sua destinação final.

 

Com uma Tabela de Temporalidade, os gestores e responsáveis pelo manuseio dos documentos conseguem fazer previsões e evitar possíveis erros, pois a tabela possibilita um panorama sobre a vigência e guarda de todos os documentos. Assim, evita-se a eliminação de documentos importantes, bem como o acúmulo de documentos desnecessários.

 

Por que contribuir?


A consulta pública destina-se à avaliação da viabilidade da Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos tal qual está sendo sugerida, em busca de prováveis erros e inconsistências no atendimento das demandas do órgão de categoria e dinâmicas administrativas de sua unidade.

 

A partir das análises das normas legais vigentes, é possível indicar o tempo de vida útil dos documentos. Dessa maneira, o tempo de guarda dos documentos não é determinado de forma aleatória, mas por meio de parâmetros normativos.

Importante lembrar


Caso não haja sugestões de alteração de redação e/ou de prazos, a tabela passará a vigorar tão logo seja aprovada pelo gestor e a Comissão Municipal de Elaboração da Tabela de Temporalidade, sendo assim, os documentos que estiverem fora destes prazos serão eliminados. 


 



 

 

 

 


 
DIGITE SUA BUSCA
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner