postheadericon Perguntas e Respostas

PERGUNTAS E RESPOSTAS

O que é Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos?

A Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos – TTDD - define o prazo de existência de um documento e o destino dele após o término desse período. É um instrumento essencial à gestão documental, pois define os prazos de guarda e a destinação final dos documentos produzidos e recebidos pela Fundação Municipal de Saúde.

Para que serve a Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos?

A necessidade da utilização da Tabela de Temporalidade na gestão de documentos é de extrema importância, pois a tabela traz as definições pré-estabelecidas sobre: o assunto do documento; o código de classificação do documento; o prazo de guarda e a sua destinação final.

Com uma Tabela de Temporalidade, os gestores e responsáveis pelo manuseio dos documentos conseguem fazer previsões e evitar possíveis erros, pois a tabela possibilita um panorama sobre a vigência e guarda de todos os documentos. Assim, evita-se a eliminação de documentos importantes, bem como o acúmulo de documentos desnecessários.

Por que contribuir?

A consulta pública destina-se à avaliação da viabilidade da Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos tal qual está sendo sugerida, em busca de prováveis erros e inconsistências no atendimento das demandas do órgão de categoria e dinâmicas administrativas de sua unidade.

A partir das análises das normas legais vigentes, é possível indicar o tempo de vida útil dos documentos. Dessa maneira, o tempo de guarda dos documentos não é determinado de forma aleatória, mas por meio de parâmetros normativos.

Importante lembrar

Caso não haja sugestões de alteração de redação e/ou de prazos, a tabela passará a vigorar tão logo seja aprovada pelo gestor e a Comissão Municipal de Elaboração da Tabela de Temporalidade, sendo assim, os documentos que estiverem fora destes prazos serão eliminados.