Principal Saúde Mental Residência Médica

postheadericon Residência Médica

Residência Médica de Psiquiatria do Hospital Psiquiátrico de Jurujuba

A Residência Médica de Psiquiatria do Hospital Psiquiátrico de Jurujuba (HPJ) é credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), e tem a cooperação técnica do IPUB- UFRJ (Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro).

A Residência Médica em Psiquiatria do HPJ possui como eixo orientador as diretrizes estabelecidas pelo Sistema Único de Saúde. Deste modo, a trajetória dos residentes é pautada pela concepção da integralidade do cuidado e das práticas. A abordagem que buscamos estabelecer se constitui na compreensão que no processo de formação de profissionais de saúde é necessário considerar a incorporação de tecnologias na prática médica psiquiátrica em sua articulação com as dimensões institucionais que são responsáveis pelos cuidados nos diferentes dispositivos de atenção.

Durante o tempo de formação os residentes se defrontam com as situações do cotidiano vivo do trabalho em saúde – a rede de saúde mental do município de Niterói em todos os seus níveis de complexidade.

A política pública de Saúde Mental no Brasil das últimas décadas passou por importantes transformações na sua rede de serviços ao mesmo tempo em que na lógica de suas práticas. Sendo assim, também é oferecido ao residente de psiquiatria a possibilidade de vivenciar os dispositivos de cuidado com seu treinamento em serviço contemplando uma rede de Centros de Atenção Psicossocial para portadores de transtornos mentais bem como suas nuances especializadas como o CAPS Infantil, ou outros serviços de atenção infanto-juvenil, e o destinado ao tratamento dos abusos de substâncias - CAPSAD. As práticas hospitalares/internação são desenvolvidas no Hospital Psiquiátrico de Jurujuba durante todo o primeiro ano. Assim, os residentes são inseridos nas enfermarias de pacientes em quadros agudos e na emergência psiquiátrica (Serviço de Recepção Integrada), ambos referência para o atendimento de portadores de transtornos mentais da cidade. O objetivo deste período é permitir o reconhecimento da experiência de sofrimento em sua fase mais aguda em paralelo ao aporte teórico da psicopatologia, psicofarmacologia e psiquiatria clínica.

Ainda em relação às áreas de atuação e atenção especializada o programa estabeleceu acordos de cooperação com hospitais especializados como o Hospital dos Servidores do Estado (neurologia), o Hospital Heitor Carrilho (psiquiatria forense) e centros de referência como, por exemplo, o CDA (Centro de Demências e Alzheimer) responsável pela psicogeriatria do Instituto de Psiquiatria da UFRJ, além de ambulatórios de especialidades desse instituto.

O HPJ vem se configurando como um campo de investigação de diversos trabalhos científicos como monografias, dissertações e teses. Além destas, as sessões clínicas, oficinas ligadas à psicanálise, clube de revistas voltados para a psiquiatria clínica e psicofarmacologia compõem as atividades científicas algumas de caráter obrigatório, outras opcionais.

Ao final do curso todo residente deve, regimentalmente, realizar e apresentar uma monografia com a orientação de profissional qualificado, reconhecido pela Coreme-HPJ, submetida à banca examinadora aprovada pela coordenação do programa. Em alguns casos, a monografia poderá ser substituída pela publicação de trabalho em revista especializada.

Infra - estrutura:

O HPJ localiza-se no bairro de Charitas, zona sul de Niterói, e além dos serviços assistenciais, dispõe de uma biblioteca com acesso à internet e bibliografia básica necessária à formação. O hospital também dispõe de salas de aula e de um auditório com recursos áudio-visuais para o ensino.

Vagas e Seleção:

A Residência Médica em Psiquiatria HPJ oferece 04 vagas anuais disponibilizadas em concurso público. A entidade habitualmente responsável pela seleção é o CEPUERJ sendo o terceiro trimestre o período de inscrições através do site www.cepuerj.uerj.br. Contatos: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. . Tel : (021) 2334-0639.

A residência de Psiquiatria do HPJ está vinculada à Fundação Municipal de Saúde de Niterói – provedora das bolsas .

É parte integrante dos programas de formação da Divisão de Ensino e Pesquisa do HPJ responsável pelos processos de estágios, formação profissional em nível de graduação e médio na rede de saúde mental de Niterói. Os contatos no Hospital Psiquiátrico de Jurujuba podem ser realizados através da Divisão de Ensino e Pesquisa (DEP) tel: 26108028 ou 27148856, ramais 222 e 239 . email:

Dra. Renata Santos  Alves (Coordenadora da Residência Médica em Psiquiatria)

Dr. Eduardo de Carvalho Rocha (Coordenador adjunto da Residência Médica em Psiquiatria)