postheadericon Semana do Aleitamento Materno marca o início do Agosto Dourado

Época de reforçar a importância do leite materno como alimento exclusivo até o 6º mês, o Agosto Dourado inicia em Niterói com algumas ações já programadas na rede pública de saúde, além da costumeira caracterização nos murais das unidades e abordagem dos profissionais sobre o tema, sobretudo para as gestantes.

“A amamentação é um elo essencial que funciona como alimentação e medicamento, prevenindo tanto a mãe como o(a) filho(a) de inúmeras doenças, tais como diarreias, alergias, desnutrição, infecções, doenças respiratórias... Mesmo o câncer de mama pode ser prevenido com a amamentação”, afirmou o secretário de saúde Rodrigo Oliveira celebrando a data.

Na Maternidade Municipal Alzira Reis, de abril até junho deste ano foram, em média, realizados 523 atendimentos relativos ao aleitamento materno por mês. A equipe instrui sobre a “pega” correta na mama e concede todo tipo de assistência 24 horas para a amamentação ser tranquila e sem dores.

Segundo a diretora da unidade, Adriana Cersosimo, o aleitamento  na primeira hora de vida atinge uma média mensal de 84% dos nascimentos. Adriana realizará uma abertura na live às 17h da segunda-feira (09), "Caminhos e desafios da certificação da iniciativa Hospital Amigo da Criança". Participam as enfermeiras Luana Asturiano, Lílian Mertz e Sandra Valesca e terá transmissão no YouTube: www.bit.ly/SaúdeNiterói. A unidade tem realizado rodas de conversas sobre o tema e também programa um mamaço virtual no dia 31 como encerramento da programação.

Outra agenda de debate virtual é no dia 17/08, às 14h, organizada pelo médico pediatra Sergio Trino, com convidados a serem divulgados, representando a secretaria estadual de saúde, o Programa Médico de Família e o banco de leite do Hospital Universitário Antonio Pedro (HUAP).

As mães com leite excedente tem nesse banco de leite do HUAP a oportunidade de doação para bebês cujas mães não podem amamentar. Quem quiser fazer esse ato de cidadania pode procurar o hospital através do telefone 2629-9234. Segunda uma das coordenadoras, Bertila Riker: “o banco de leite alcança toda a região Metropolitana 2 e é sempre fundamental recebermos essas doações que servem para UTIs neonatais”.

Já a Policlínica Dr. Guilherme Taylor March também realizará uma live na segunda (23/08), às 14h, sobre a importância do pré-natal com as seguintes convidadas: psicóloga Andrea Chagas, assistente social Cláudia Márcia, pediatra Maria Lúcia Nicolau, enfermeira Maria do Socorro, nutricionista Luciana França, fisioterapeuta Silvana Pelluso, e a fonoaudióloga Fernanda de Paula Vieira. A abertura fica com conta da diretora da unidade Maria Conceição Stern. A transmissão também será pelo YouTube da SMS e as inscrições podem ser realizadas no link: https://bit.ly/inscricoesliveprenatal.

Durante as próximas semanas deste mês especial, ficaremos atentos com as ações de valorização do aleitamento materno, uma das metas da Agenda 2030 de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) e que a rede pública de saúde de Niterói abraça com muito afeto!