Principal
Banner

postheadericon Niterói retoma vacinação contra Covid-19 com CoronaVac

 

 

A Prefeitura de Niterói vai retomar, nesta sexta-feira (14), a vacinação da segunda dose da CoronaVac em idosos e profissionais de Saúde. As gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias) com comorbidades, desde que maiores de 18 anos, também poderão receber a vacina, conforme recomendação recente do Ministério da Saúde. O município recebeu, nesta quinta-feira (13), novas doses do imunizante, repassadas pela Secretaria de Estado de Saúde.

 

A aplicação da segunda dose da CoronaVac acontece de segunda a sexta, das 8h às 17h, nas policlínicas de Itaipu e da Engenhoca e no drive thru da UFF, no Gragoatá. No Campo de São Bento, a vacinação vai até as 16h. No sábado, a vacina estará disponível nas policlínicas do Vital Brazil e de São Lourenço e no drive thru, entre 8h e 12h. É preciso levar um documento de identidade com foto e data de nascimento e o comprovante de vacinação. A aplicação da segunda dose é restrita às pessoas que receberam a primeira na cidade.

 

Já as gestantes e puérperas podem se vacinar nas policlínicas do Vital Brazil e de São Lourenço, entre 8h e 17h. No sábado, a imunização acontece nas policlínicas do Vital Brazil e de São Lourenço, das 8h às 12h. É necessário apresentar identidade com foto, CPF, comprovante de residência, laudo médico recente (até 6 meses) e documento que comprove o estado gestacional (ex. carteira de acompanhamento da gestante/pré-natal, laudo médico) ou fase de puerpério (ex. declaração de nascimento da criança, certidão de nascimento).

 

O prefeito Axel Grael voltou a falar sobre a importância da prevenção contra a Covid-19 enquanto a imunização avança na cidade.

 

“Nosso indicador síntese é o resultado de uma série de parâmetros que usamos para monitorar a Covid na cidade de Niterói. Nesta semana, estamos com o indicador em 9,5. Em março e abril, passamos por momentos difíceis que demandaram restrições para que pudéssemos proteger os niteroienses e salvar vidas. Chegamos a atingir um indicador síntese de 12,8, mas com esforço conjunto da cidade, conseguimos retornar ao momento atual. Estabilizamos em um patamar ainda alto, acima de 9, e esse é um alerta importante a ser feito. É fundamental que a gente mantenha as medidas de distanciamento social, que tenhamos todo o cuidado de higiene, que perseveremos no uso da máscara. Precisamos estar sempre vigilantes”, destacou o prefeito.

 

Primeira dose – A primeira dose contra a Covid-19 está sendo realizada com a vacina AstraZeneca/Oxford nesta sexta (14) e sábado (15) e está disponível para pessoas a partir de 35 anos que possuam comorbidade ou deficiência permanente com cadastro no Benefício de Prestação Continuada (BPC). Na segunda (17) e terça (18) será a vez de pessoas acima de 30 anos. Pessoas a partir de 18 anos com Síndrome de Down e doentes renais crônicos podem receber a vacina a qualquer dia, independentemente da idade.

 

A vacina está disponível em 11 pontos de vacinação distribuídos pelo município, com entrada liberada das 8h às 16h e aplicação das vacinas até 17h, com exceção do Campo de São Bento que vai até as 16h. No sábado, a vacina estará disponível nas policlínicas do Vital Brazil e de São Lourenço e no drive thru, entre 8h e 12h.

Pacientes com comorbidades devem apresentar documento de identidade com foto, CPF, comprovante de residência, relatório médico atualizado (até 6 meses) no posto. Pessoas com deficiência permanente também devem apresentar esta documentação e um documento que comprove o cadastro no BPC. Já as pessoas com Síndrome de Down, devem apresentar identidade com foto, CPF, comprovante de residência e relatório médico.

 

Em cumprimento à decisão do Supremo Tribunal Federal, a Secretaria Municipal de Saúde de Niterói suspendeu a vacinação de grupos prioritários como trabalhadores da Educação, da limpeza, rodoviários, agentes da Secretaria de Ordem Pública e de trânsito. A lista de comorbidades pode ser acessada no site: www.niteroi.rj.gov.br/2021/04/27/comorbidades.


Calendário dos programas sociais – Durante a transmissão ao vivo, a secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Ellen Benedetti, falou sobre o calendário de recarga dos cartões dos programas sociais pagos pela Prefeitura. Nos dias 10, 11 e 12 foi efetuada a recarga de todos os beneficiários inscritos no CadÚnico.

 

Hoje e amanhã (13 e 14) estão sendo feitos os pagamentos das famílias de alunos da rede municipal que não estão inscritas no CadÚnico. Os microempreendedores individuais (MEI) e os profissionais inscritos no Busca Ativa, que inclui categorias como vendedores ambulantes regularizados, artesãos, trabalhadores da economia solidária, catadores de recicláveis, produtores agroecológicos, permissionários de banca de jornal, entre outros, terão a recarga efetuada no próximo dia 15.

 

Do dia 24 ao dia 28 de maio será feita a entrega das cerca de 8.000 cestas básicas para famílias em vulnerabilidade social que não estão cobertas pelos outros programas sociais da Prefeitura.

 

 

 
DIGITE SUA BUSCA
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner