Principal Medicamentos
Lista de Medicamentos da Rede de Saúde de Niterói - Atenção Básica

Niterói tem, em sua rede de saúde, unidades de distribuição de medicamentos de acordo com a lista preconizada pelo Ministério da Saúde, como os de competência de nosso município.
Esses medicamentos, que fazem parte de nossa "Farmácia Básica" são dispensados aos usuários a partir de indicação médica.
A porta de entrada para e rede municipal de saúde, para cadastramento e recebimento desses medicamentos é sempre a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa, onde seu caso será avaliado e ter o devido encaminhamento.

A Lista de Medicamentos a seguir é a de medicamentos de competência do município para distribuição.

MEDICAMENTOS EXCEPCIONAIS

O Programa de Medicamentos Excepcionais é gerenciado pela Secretaria de Assistência à Saúde, aqueles medicamentos de elevado valor unitário, ou que, pela cronicidade do tratamento, se tornam excessivamente caros para serem suportados pela população. Utilizados no nível ambulatorial, a maioria deles é de uso crônico e parte deles integra tratamentos que duram por toda a vida. Esta política tem enorme alcance em todas as classes sociais uma vez que, se não fossem distribuídos gratuitamente, tais medicamentos seriam acessíveis a poucas pessoas em função do alto custo dos tratamentos.

Em termos operacionais, os recursos para a aquisição de Medicamentos Excepcionais são transferidos pelo Ministério da Saúde aos Estados todos os meses e de forma antecipada. Os Estados planejam a aquisição a partir das necessidades da população, adquirem os medicamentos e controlam a distribuição e os estoques.
A Fundação Municipal de Saúde de Niterói visando a saúde da população de Niterói disponibiliza aqui a CARTILHA DE FORNECIMENTO DE MEDICAMENTOS EXCEPCIONAIS que explica todos os passos para a dispensação e o LAUDO PARA SOLICITAÇÃO/AUTORIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS E DISPENSAÇÃO EXCEPCIONAL E ESTRATÉGICOS -LME que deverá ser preenchido pelos profissionais de saúde da rede municipal ou profissionais externos.
Baixe aqui :