postheadericon Parceria entre SAMU e GCM capacita guardas municipais em 1ºs socorros

Seguem as sessões de instruções em primeiros socorros da base de Niterói do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para os novos integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM). Nesta quarta (24), o translado de acidentados quando não há prancha foi o tema, enquanto na segunda (21), o foco ficou na ressuscitação cardiopulmonar. As capacitações acontecem em três turmas de cerca de 30 guardas na Cidade da Ordem Pública, no Barreto.

Na linha do Suporte Básico de Vida (SBV), estão sendo ensinados atenção às vítimas em controle de sangramento, trabalho de parto, desengasgos de bebês, tentativas de suicídio, feridos de armas brancas e de fogo, e outros.

“Além das instruções teóricas e práticas que temos realizado, instruímos em como fazer a melhor comunicação para a Central do SAMU para a chegada da equipe técnica”, afirmou um dos instrutores do SAMU, Rodrigo Brito, lembrando que a portaria 2048 do Ministério da Saúde já regulamenta esse atendimento extra-hospitalar e que o código penal 135 pode criminalizar agentes públicos que se omitem dessa atenção emergencial.

“A parceria do SAMU com a Guarda Municipal mostra a importância da integração entre os diversos setores da instituição pública para equipar melhor os profissionais e aprimorar os serviços para a população”, afirmou a diretora da base do SAMU, Dora Coutinho.

O Instrutor Goulart, da GCM, também acompanha as instruções: “é importante os guardas que estão diariamente nas ruas saberem noções básicas de atendimento em saúde até a chegada de uma equipe especializada”.

“Essas instruções que estamos realizando aqui são importantes, inclusive, para acidentes que acontecem em casa. Todos deveriam ter noções mínimas de primeiros socorros para evitar lesões e acidentes”, disse o instrutor do SAMU, Horacio de Souza, que informou que ao final das instruções deverá ter uma formatura para os guardas municipais a ser informada.