Principal
Banner

postheadericon Plano Municipal de Saúde Participativo

 

CONHEÇA O PLANO!


A elaboração do Plano Municipal de Saúde é uma obrigação legal dos governos e integra o Sistema de Planejamento do SUS (PlanejaSus). O Plano Municipal de Saúde define as diretrizes, objetivos e metas do planejamento em saúde no município a serem buscados em um período de 4 anos (do 2º ano de governo ao 1º do próximo). O Plano também serve como base para a elaboração do PPA da Prefeitura. A elaboração do Plano Municipal de Saúde Participativo, com ampla participação social, é uma demanda oriunda da última Conferência Municipal de Saúde de Niterói, e forte compromisso do governo Axel Grael.


Durante o processo, mais de 1,3 mil pessoas participaram dando sugestões par o SUS através do Colab. Essas propostas foram sintetizadas e estão sendo absorvidas no Plano. Também durante o percurso, foram realizados encontros temáticos e webinários nos seguintes temas: acessibilidade, relação da atenção básica com a hospitalar, saúde da mulher, do idoso, LGBTI+, da população negra, ampliação do acesso ao SUS, os fluxos de tratamento de câncer e de doenças cardiovasculares e debate com movimentos comunitários e de juventude.


O Encontro Municipal de Saúde foi a etapa de sistematizar o acúmulo das discussões sobre o SUS e as propostas recebidas pelos usuários para construção do Plano Municipal de Saúde Participativo. Foram realizadas 5 mesas de variados temas: "Os desafios da saúde pública nos municípios", com o sanitarista e ex-ministro Arthur Chioro, o Prefeito de Niterói, Axel Grael, o Secretário municipal de Saúde Rodrigo Oliveira e os deputados Chico D’Angelo (Federal) e Waldeck Carneiro (Estadual). "Gestão em saúde e participação social", com Sarah Escorel (Fiocruz) e Talita Tanscheit (UFRJ/Saúde Niterói), e mediação do Secretário Municipal de Participação Social, Anderson Pipico. O "Lançamento da Carteira de Serviços do Programa Médico de Família de Niterói", com o secretário Rodrigo Oliveira, a Vice-Presidente de Atenção Coletiva, Ambulatorial e da Família, Maria Célia Vasconcellos e a Diretora Geral da Fundação Estatal de Saúde de Niterói, Anamaria Schneider. "A carteira de serviços e a qualificação da atenção básica", com professor Alcindo Ferla (UFRGS, UFPA e UFMS), o Subsecretário Geral da Secretaria Municipal de Saúde do RJ, José Carlos Prado Júnior, e Aluísio Gomes (UFF), com mediação da Maria Célia. E "Redes e perspectiva de cuidado integral," com Ana Abrahão (UFF) e Gastão Wagner (Unicamp), sob mediação de Maria Angélica Duarte (SMS Niterói).


Todos os vídeos do Plano Municipal de Saúde Participativo podem ser conferidos no YouTube da Secretaria Municipal de Saúde: bit.ly/SaúdeNiterói.


Conheça a versão preliminar do Plano Municipal de Saúde Participativo (2022-2025) no link: VERSÃO PRELIMINAR DO PLANO

 

 

 

 

 

 

 


 

 


 
DIGITE SUA BUSCA
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner