INCA: Documento em Dia de Combate ao Câncer Infantojuvenil
A data de 23/11 é marcada pelo Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil. Na ocasião, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) lançou a "Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil", uma ferramenta de planejamento e gestão na área oncológica, fornecendo informações fundamentais para a definição de políticas públicas.
O documento, que pode ser acessado no link www.bit.ly/estimativainca , indica que o tumor maligno mais incidente no Brasil é o de pele não melanoma (31,3% do total de casos), seguido pelos de mama feminina (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%).
Em relação ao Câncer Infantojuvenil, o INCA estima que cerca de 80% das crianças e adolescentes acometidos por câncer podem ser curados se diagnosticados precocemente e tratados em unidades especializadas. Em Niterói, a porta de entrada são as unidades de saúde mais próximas das residências que encaminham para o tratamento.
Dentre os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil para se ficar em alerta estão:
- Palidez, hematomas ou sangramento, dor óssea
- Caroços ou inchaços - especialmente se indolores e sem febre ou outros sinais de infecção
-Perda de peso inexplicada ou febre, tosse persistente ou falta de ar, sudorese noturna
- Alterações oculares - pupila branca, estrabismo de início recente, perda visual, hematomas ou inchaço ao redor dos olhos
- Inchaço abdominal
- Dores de cabeça, especialmente se incomum, persistente ou grave, vômitos (em especial pela manhã ou com piora ao longo dos dias)
- Dor em membro ou dor óssea, inchaço sem trauma ou sinais de infecção
- Fadiga, letargia, ou mudanças no comportamento, como isolamento
- Tontura, perda de equilíbrio ou coordenação